Jeep Ford GPW 165.420 - Restauração

Partes Mecânicas

Os diferenciais estavam completos, porém o diferencial traseiro ao desmonta-lo, a coroa estava com muita corrosão nos dentes da engrenagem, característica de carro que fica parado muito tempo, o óleo acaba escorrendo e deixando a parte superior da coroa sem proteção de óleo e a ferrugem ataca. O coroa e pinhão do diferencial dianteiro estavam em bom estado. Para o diferencial traseiro foi preciso encontrar um par de coroa e pinhão novos.

As homocinéticas da marca Bendix foram testadas e estavam em bom estado. Bem como as panelas de freio, sapatas e prato do eixo. As panelas de freio receberam um tratamento no torno para remover qualquer ovalização.

Com todas as peças encontradas e rolamentos novos para todas as partes a montagem foi feita com orientação e assistência do Waldemar. Principalmente no ajuste da coroa e pinhão nos eixos, onde são usados espaçadores de metal. Com lonas e burrinho de freio novos.

Para o eixo dianteiro tive que conseguir um Bell Crank (braço angular) novo, o antigo estava com os terminais amassados e terminais de direção novos.

A caixa de direção, optei por colocar de CJ 3, pois esta tem a barra de direção alguns centímetros mais longa que a do Jeep 42, o que facilita a posição de dirigir.

 

 

Lista de rolamentos do eixo dianteiro e traseiro, quantidade total de rolamentos necessários.

Eixos jateados

Montagem eixo traseiro

Eixo dianteiro pronto para pintura

Eixo traseiro pronto para pintura

Eixo dianteiro com as molas

Motor Willys 42

Motor Willys 42

Motor Willys 42, montado no chassi

Motor Willys 42, montado no chassi

O motor  Willys 42 que consegui estava em bom estado, porém foi retificado para standard, e coloquei todas as peças novas a seguir: pistões e anéis, eixo comando de válvulas, bomba de óleo, bronzinas, cremalheira do motor, engrenagem de distribuição e corrente de distribuição, válvulas e molas de válvulas, parafusos de biela, bomba d’água e juntas.

Enquanto o motor era montado, levei o motor de arranque e o gerador para serem  restaurados e preparados para 12 volts, pois o regulador de voltagem que consegui é 12 volts. E finalizei a montagem do chassi, para que o motor fosse acoplado.

Jeep® é Marca Registrada da FCA _ Fiat-Chrysler Automobiles

Rolamentos*

Código/Fabricante

Qtde*

Eixo

18590/18520 - Tinkem

8

Pinhão 

31520/31593 - Tinkem

2

2872/2820 - Tinkem

2

Coroa

24780/24721 - Tinkem

2

Munhão dianteiro

11590/11520 - Tinkem

4

* A quantidade de rolamentos corresponde a rolamento e capa, em alguns casos são vendidos separados

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