Jeep Ford GPW 165.420 - Restauração Chasssi |
Após desmontar o jeep completamente, o primeiro passo foi colocar a base de todo o projeto em perfeitas condições. E a base é o chassi, sendo um Ford GPW, implica que a limpeza do chassi é extremamente complicada devido a chapa que reforça o chassi e fecha a parte interna em cavernas com acessos. O primeiro passo foi remover os suportes de amortecedor de CJ3 instalados e os suportes traseiros de amortecedor colocados na lateral do chassi, é isso mesmo haviam dois suportes de amortecedor e um não usado. A travessa traseira era de CJ5, não haviam os suportes do para choques dianteiro e o para choque dianteiro também de CJ 5. Já neste momento começou a busca por algumas peças essenciais para a recuperação do chassi; os suporte de amortecedores de GPW, travessa traseira, chapa de fixação da travessa traseira com o chassi, onde é fixado o gancho de reboque e os suportes do para choque dianteiro. A chapa de fixação da travessa traseira com o chassi, encontrei na internet as medidas no Jeepdraw.com*, fui a uma empresa de chapas de metal, comprei uma chapa 16 e fiz. A travessa traseira e o para choque dianteiro comprei com a Iron Parts. Os suporte do para choque dianteiro comprei nos EUA. Os suporte de amortecedor consegui os traseiros com um amigo e os dianteiros encontrei em um pedaço de chassi de GPW em um ferro velho. Enquanto não conseguia todas as peças, fiz várias limpezas da parte interna do chassi, usando varetas de metal, para raspar terra e terra misturada com graxa que estavam dentro da parte interna. Usei bastante lanternas, lâmpadas protegidas e espelhos para poder ver a sujeita interna. Depois levei a um posto de lavagem de caminhões para lavar a parte interna com Solupan e usar a mangueira de água do posto de alta pressão para tentar tirar o resto de sujeira. Com as partes não originais removidas, levei a uma oficina de solda para fechar alguns buracos feitos incorretamente. Quando consegui todas as peças levei o chassi para jatear e levei a uma oficina especializada em chassi, para que as peças fosse rebitadas, ajustar as medidas corretas e uma pequena trinca no chassi soldada com MIG. Notar que este trabalho não foi sequencial somente no chassi, enquanto aguardava as peças, fiz outras coisas no jeep, como começar a limpar a carroceria, desmontar partes mecânicas e buscar peças. Sempre em várias frentes, pois se faltavam as peças do chassi havia câmbio, caixa de transferência, diferenciais, motor e carroceria com problemas a serem resolvidos. Um aprendizado importante na restauração, tive que trazer a minha experiência de gerenciamento de projetos para a vida particular, pois é preciso detalhar o que fazer, detalhar por área, exemplo, motor, cambio, diferencial. O que é necessário para cada etapa, como conseguir e qual a meta. Posso garantir sem ter tudo listado no processo de restauração o trabalho fica mais demorado e sem direcionamento. Mas todo o processo dependia de orçamento e tempo para executar. Quase sempre trabalhava sozinho e em algumas ocasiões amigos estiveram ajudando. A seguir estão as fotos do chassi em diferentes fases da restauração. * Jeepdraw é um sítio na internet mantido por Jon Rogers, que faz e vende todas as plantas com as medidas corretas do Jeep Mb e GPW. Desde o chassi até a carroceria. Comprei praticamente todas as plantas do jeep dele, são arquivos tipo .TIF e podem ser impressas em tamanho A3, A2 e até A0 com qualidade. |
Dianteira do chassi com as cavernas e sem o suporte do para choques |
Estado geral do chassi |
Lateral interna do chassi com as cavernas. |
Lateral esquerda com dois suportes de amortecedor |
Lateral direita com dois suportes de amortecedor |
Novas partes sendo rebitadas e soldas no chassi |
Chassi com novos suporte de amortecedor e travessa traseira. |
Chassi com primer, pronto para a pintura |
Chassi pronto |
Chassi pronto |
Para que o chassi ficasse em condições perfeitas para ser a base de todo o projeto as informações com as medidas são essenciais. Devem ser levadas para a oficina especialista em chassi para que seja feito o alinhamento.
|
Jeep® é Marca Registrada da FCA _ Fiat-Chrysler Automobiles |