Jeep Ford GPW 165.420 - Restauração

Cores

 

 

Os Jeeps MB e GPW saiam de fábrica na cor definida pelo Direção de Material Bélico do Exercito Norte Americano (US ARMY QuarterMaster Corps) como “Lustreless Olive Drab Enamel QM Color No. 22”  ou “Olive Drab 319”, o como padrão para todo o material do exercito incluindo todos  os tipos de veículos militares. Era um verde oliva forte, não escuro e muito fosco, o numero 22 e 319 definiam a formulação da tinta baseada em oxido de cromo Cr2O3 como elemento principal de sua composição, que dava a cor verde a tinta. O oxido de cromo assim como outros compostos óxidos são usados em formulas de tintas pela sua resistência a luz. Como o oxido de cromo tem variações de cor para o Azul e Amarelo, a pintura dos veículos tendia após exposição às intempéries a torna-se mais claro e tendendo para o marrom. Por isso muitas fotos os veículos aparecem mais claros.

Filmes e fotografias coloridas da segunda guerra  mundial, não são uma boa referencia de cor, os filmes tem as cores aumentadas, devido ao tipo de filme da época.

Esta cor Olive Drab é parecida com a cor do Federal Standard* 33070.

Neste link irão encontrar o artigo sobre o Olive Drab escrito por Steve Zaloga, uma das maiores autoridades em veículos militares da segunda guerra mundial. Confirmando que existiu somente um padrão de cor, com diferentes fabricantes.

Neste outro artigo mais detalhes sobre o Olive Drab até os dias atuais Olivedrab.com.

Pinturas de Restaurações de Veículos Militares Antigos

Esta preocupação que temos hoje de procurar a cor correta para a restauração de veículos militares antigos, não era a preocupação dos responsáveis pela produção de material bélico para a guerra. Tanto que os aviões americanos ao final da guerra ou recebiam uma camada fina de uma tinta alumínio ou não eram nem pintados mais, alem disso ficaram uns quilos mais leves sem a tinta.

Imaginem que somente Jeeps MB e GPW foram fabricados pela Willys e Ford mais de 600 mil em um período de três anos e meio, com um número aproximado de 300 por dia saindo de diversas fábricas e várias localizações dentro dos Estados Unidos, a pintura era a última das prioridades, pelos poucos filmes e fotos de época que vi mostrando o processo de pintura, os veículos recebiam uma ou duas mãos de pintura e olhe lá e várias carrocerias eram pintadas ao mesmo tempo. Alem disso na pintura de um carro entram muitos fatores que influenciam a cor final, considerando os processos existentes na época;

- A tinta era de composição totalmente mineral (não sou químico, mas foi a informação que encontrei), portanto sujeita a variações.

             - Para suprir as necessidades deveria haver vários fornecedores de tinta.

- A tinta tinha uma base semelhante à tinta DUCO atual. De secagem demorada.

             - Varias fabricas de carrocerias (mesmo fornecedor, mas diferentes plantas)

             - No processo de pintura as variáveis que influenciam os resultados são enormes:

Tipo de solvente utilizado

Quantidade de solvente utilizada.

Quantidade de tinta na mistura

Equipamento de pintura utilizado

Pressão do ar durante a pintura

A cor da Base (primer) antes da pintura

O trabalho era manual, portanto diferentes tipos de aplicação

Condições do ambiente onde era feita a pintura, acho que não usavam cabines de pintura.

Temperatura ambiente

Camada de tinta aplicada.

Tempo de secagem da pintura

Juntando todos estes fatores, os veículos saiam com a cor mais ou menos igual, uma mesma tonalidade, mas não igual. Depois em campo o desgaste era grande, não havia qualquer preocupação em   cuidar dos veículos, e as estimativas do Exercito Norte Americano para o tempo de vida útil dos veículos na frente de combate era de 90 dias.

             Agora nossa situação de donos de veículos militares antigos, que após anos de procura, encontramos o veicula tão desejado, que será desmontado e recuperado com muito cuidado em todos os seus detalhes. E no momento da pintura, a carroceria recebe uma preparação especial com bases (primer) e então receberá varias camadas de tinta de primeira qualidade, com muitas recomendações ao pintor para que saia tudo perfeito, utilizando tintas  sintéticas ou  à base poliuretano, de uma cobertura fenomenal já na primeira camada, ou mesmo tinta de base DUCO/Nitrocelulose, a quantidade de camadas será superior a duas com certeza. E também a pintura será feita em condições ideais, isto é, em cabine de pintura com exaustor para não haver resíduos de tinta, tinta coada antes da pintura, a carroceria tratada com desengraxantes, thinner de primeira linha, bom tudo o que podemos ter de melhor.

Neste ponto esta a diferença, O resultado será uma acabamento e aparência de cinema, tudo perfeito. Quis aqui trazer alguns pontos sobre um assunto interessante, que sempre gera debates. calorosos, embasado em pesquisas e experiências e ainda procurando mostrar como chegar a um bom resultado na restauração de um veiculo militar antigo e informando maneiras de conseguir a cor para pintar o seu veiculo.

Finalizando, o importante de tudo isso, independente da cor estar próxima ou não, lembre-se o veiculo é seu e a pintura tem que estar da maneira como você imaginou e que você goste.

Federal Standard—é um conjunto de definições publicado pelo governo dos Estados Unidos da América para definir neste caso cores a serem utilizadas no pais e muito usada par modelistas para busca de cores mais próximas dos originais.

Os primeiros a receber Jeeps Bantan foram os ingleses que enviaram vários para o Egito, que em  1941/1942 era uma das principais frentes de combate e como lá a cor Olive Drab se destacava muito no terreno que era praticamente de uma só cor, Bege, Areia, etc. Já pintavam seus veículos naquele teatro em cores claras, utilizando qualquer cor clara disponível. Depois padronizaram a cor como Light Stone No.61, conhecida como Desert Yellow”, Semelhante ao Federal Standard norte americano como FS 33351 ou 30266.

No sítio sobre o Longe Range Desert Group existem exemplos de camuflagens do deserto e suas cores. http://lrdg.hegewisch.net/lrdgpatrol.html.

Em geral os britânicos não repintavam os jeeps recebidos dos EUA no teatro Europeu, India, e Sudeste asiático. Contudo  proprietários de jeeps MB e GPW na Inglaterra atualmente tem  informações concretas que os  jeeps da Real Força Aérea RAF, foram pintados em azul escuro chamada de BS.33 R.A.F. Blue Grey, semelhante ao FS 15050, cor dos veículos de serviço.

Com a entrada dos Estados Unidos da América na segunda guerra mundial, e com tropas distribuídas por todo o mundo e os veículos militares distribuídos por todas as forças armadas, os veículos incluindo os jeeps começaram a receber pinturas  em cores diferentes. Os jeeps utilizados pela Marinha e Guarda Costeira, começaram a receber cores mais parecidas com o serviço, jeeps pintados nas oficinas dos portos, bases aéreas e nos navios na cor cinza, azul claro e azul escuro, em geral tintas utilizadas na pintura de navios e aviões.

Os Fuzileiros Navais dos Estados Unidos no final de 1944 começam a pintar(ou receber) os jeeps na cor Marine Corps Green FS 34052, padrão de cor até os dias de hoje.

Na Força Aérea do Exercito alguns foram pintados de amarelo ou quadriculado de amarelo e preto para guiar aviões no solo.

Cores norte-americanas utilizadas em veículos e blindados durante a Segunda Guerra Mundial. (Exercito, Força Aérea do Exército, Marinha e Fuzileiros Navais), com a identificação do padrão de cores norte americano(Federal Standard).

 

Número                          Nome

FS30099                      Earth Browm - utilizado como segunda cor para camuflagem de veículos

 

FS30117                       Earth Red - utilizado como segunda cor para camuflagem de veículos

 

FS30118                         Field Drab - Khaki

 

FS30257                      Earth Yellow - utilizado como segunda cor para camuflagem de veículos

 

FS30277                      Sand  - utilizado como segunda cor para camuflagem de veículos

 

FS30279                      Desert Sand - utilizada em veículos utilizados em áreas desérticas do norte da África

 

FS33070                      Olive Drab - cor básica dos veículos norte americanos na segunda guerra mundial

 

FS34052                      Non-Specular Forest Green - Cor Oficial para veículos e material bélico do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América.

 

FS34079                        Forest Green - Mesma cor inglesa Dark Green, depois usada para pintar os primeiros Land Rover

 

FS34086                        Loam - Também identificado como Olive Drab a partir de 1956

 

FS34087                      Olive Drab – Cor padrão para veículos, material bélico e aeronaves utilizada na década de 1960 até 1976

 

FS34151                         Light Green

 

FS34102                        Dark  Green

 

FS37038                      Black - utilizado como segunda cor para camuflagem de veículos

 

FS16440                       Navy Gray/Battleship Gray/GullGray – Cor utilizada na maioria dos navios da Marinha dos Estados Unidos, ocasionalmente veículos de apoio eram pintados nesta cor. Acabamento brilhante.

 

FS36440                      Navy Gray/Battleship Gray/GullGray – acabamento fosco

                                    

FS36176                       Non-Specular-Blue Gray – Cinza Azulado – Cor utilizados por aviões de patrulha da Marinha Americana durante a Segunda Guerra (Catalinas, Mariners, Venturas e Liberators), até meados de 1943. Os veículos utilizados por estes esquadrões de Patrulha repintavam seus veículos com esta cor.

 

 

Jeep® é Marca Registrada da FCA _ Fiat-Chrysler Automobiles

Apresentação

História

GPW165.420

Restauração

Acessórios

Cores do Jeep

Manuais

Literatura

Links

Eventos