Jeep Ford GPW 165.420 - Restauração Adquirindo um Jeep 42
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Carroceria Willys ACM Type I |
Carroceria Willys ACM Type II e Composite Body |
A carroceria! Tudo parece perfeito, as laterais com pintura perfeita e lisa! Pode indicar uso extensivo de massa plástica. Isto esconde muita ferrugem e reparos mal feitos. Veja como estão as partes internas, pode estar lisa por fora e toda amassada por dentro. As carrocerias do MB até a padronização das carrocerias chamadas de Composite(a partir de Outubro de 1943), tinha o suporte a frente do painel de fogo quadrada com cinco furos. Depois a carroceria Composite arredondada com três furos. O GPW tinha o suporte igual ao da carroceria Composite. |
Um item importante, que deve ver o estado é o bojo/bacia do tanque de combustível. Ou se foi removido. Se foi removido é um item que desvaloriza, pois será preciso colocar a peça para ter o tanque original. O tanque de combustível do GPW e MB inicialmente tinha a boca para abastecimento pequena, depois foi padronizada a boca grande. |
Bloco do Motor Ford GPW |
Exemplo de numero de série do motor Ford GPW |
O cabeçote do motor do GPW o numero da peça do GPW 6050 |
Bloco do Motor Willys MB |
Em muitos jeeps o motor pode ter sido trocado por motor de Jeep CJ 3, situação muito comum, pois ao ter problemas com o motor, os proprietários a época compravam novos motores Willys. Este motor não tem o mesmo desempenho do motor do MB/GPW, pois o virabrequim tem contrapesos que dá mais força ao motor, pois este motor foi projetado para jeeps usados em serviços de carga. Este motor apesar de ser quase idêntico ao Go Devil da segunda guerra mundial, poderá impedi-lo de conseguir a placa preta de colecionador. O motor no processo de avaliação é um item que tira muitos pontos. Uma dica, mesmo que consiga um motor original do MB/GPW, não descarte ou venda o motor de CJ 3, pois hoje em dia está muito difícil encontrar motores em bom estado. |
Na foto acima do bloco do Motor Willys MB abaixo mostra o lado direito (lado do passageiro) do bloco do motor Willys. Os caracteres nele fundidos são representativos dos jeeps fabricados no período da Segunda Guerra (entre 1941 e 1945). O primeiro grupo - 1 - 12 - indica que o bloco do motor foi fundido em 1 de dezembro . O segundo grupo - 638632 - é o número da peça. Todos os Willys MB e Ford GPW têm esse número. É a maneira mais fácil de identificar se um motor é da época. O terceiro grupo -W6 A - indica o contrato da Willys, o quarto e último grupo - NI-CR - informa a liga de aço adotada. Outro indicador importante no motor é o numero fundido no cabeçote. TODOS os motores dos jeeps militares, Willys e Ford, fabricados entre 1941 e 1945 têm fundido no cabeçote o número 639660. Há também nos motores dos jeeps a data em que o bloco foi usinado e o motor montado. Essa data está gravada na face inferior do bloco, onde é afixada a tampa do carter de óleo. O numero de série do motor do Jeep GPW e Willys MB está localizado atrás do filtro de óleo do lado direito do motor. O numero de série do motor nos GPW deve coincidir com o numero de série do chassi, o chassi era marcado após receber o motor. No Jeep MB isto não acontece. |
Exemplo de numero de série do motor Willys MB |
O cabeçote do motor do MB tem o numero da peça 639660 |
Após a identificação visual da carroceria, o próximo passo é verificar a parte mecânica do jeep.Começando pelo motor. O bloco do motor do jeep MB tem um numero da peça do bloco na parte inferior direita, o numero 638632 e o GPW tem marcado GPW 6015. |
Outra característica do MB e do GPW é o quadro de Para brisas basculante, com dois vidros e armação tubular. O para brisas deve ser verificado com detalhes, pois tem muitos pontos onde a água acumula e tem muita corrosão. A parte inferior dos vidros na junção com a borracha e a chapa, na parte interna inferior e na curva armação presa na carroceria. Peça que requer muitos cuidados para restaurar, devido a espessura das chapas. |
No inicio da produção dos jeep GPW e MB, os fabricantes Ford e Willys para identificar sua marca, estamparam no painel traseiro de ambos os jeeps o nome do fabricante. A partir de maio de 1942, o Exercito Norte Americano mandou que os fabricantes não colocassem mais a sua marca no painel traseiro. Este é um ponto importante para ser inspecionado, pois já vi algumas carrocerias com estes logotipos claramente soldados, isto é, inseridos para parecer carroceria original e antiga. |
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