Jeep Ford GPW 165.420 - Adquirindo um Jeep 42

 

 

Por que chamamos no Brasil os Jeeps MB e GPW de Jeep 42?

Porque no dia 16 de Agosto de 1941 o Brasil comprou 33 jeeps Ford GP diretamente da Ford e estes jeeps chegaram encaixotados no final de 1941 e entregues ao exercito no inicio de 1942. Também final de 1941 o Brasil e os Estados Unidos da América assinaram o Acordo de Empréstimo e Arrendamento (Lend Lease Act), em que os Estados Unidos forneceriam material bélico moderno às Forças Armadas Brasileiras em troca da permissão de uso de bases aéreas e navais no nordeste do Brasil. Neste acordo incluía veículos militares. Então em meados de 1942 os primeiros Jeeps chegaram ao Brasil e forma entregues primeiro ao Exercito, em seguida a Marinha e a recém criada Força Aérea Brasileira.

Os jeep são chamados assim por causa do ano que começaram a operar nas forças armadas brasileiras.

A primeira coisa ao ver o Jeep 42 que tem intenção de comprar é saber se tem documentação em dia, porque o processo para regularização é demorado e complicado e infelizmente será preciso a ajuda de um despachante.

Em seguida identificar se é um MB ou GPW, isto é feito inspecionando a parte dianteira do chassi. O Jeep MB tem a travessa dianteira sob o radiador tubular e o GPW é quadrada ou “U” invertido.

Na carroceria observar a grade com os faróis embutidos, na lateral esquerda os entalhes para pá e machado, o bojo do tanque e a traseira deve ser fechada sem tampa de carga.

Não se deixe levar pela aparência do jeep, muito bom com lataria bem lisa e pintura boa. Ou muito ruim com muita ferrugem na carroceria e faltando partes. O jeep esta rodando muito bem parece estar novo, ou parado há muitos anos.

O importante em um jeep 42 em qualquer estado são as partes mecânicas e depois carroceria, deve estar com 60% ou 70% destas partes. Pois hoje em dia está muito difícil encontra-las aqui no Brasil, é melhor ter uma parte em estado razoável e em condições de recuperar do que ter que sair em busca.

Iniciando a avaliação pelo motor e partes acessórias, que devemos identificar como originais e essenciais. Estes itens de identificação são somente os básicos para identificar um jeep MB ou GPW. Na verdade existem quase uma centena de pequenas diferenças entre eles.

Contudo estes itens que diferenciam um MB e um GPW são originais e indicarão o que esta faltando no jeep, deverão ser objeto de busca para a restauração.

Grade dianteira de todos Jeep GPW e MB após

Março de 1942

Lateral esquerda do Jeep MB e GPW, uma das características principais do Jeep 42

Grade dianteira do Jeep MB produzido até início de

Março de 1942.

As caixas de ferramentas na traseira da carroceria, tinham uma diferença até a padronização das carrocerias, no MB o local da trava da tampa da caixa era redondo e

no GPW retangular.  Com a carroceria padrão passou a ser redondo para MB e GPW.

A tampa da caixa de ferramentas no MB era lisa, e no GPW com ranhuras  de reforços na chapa.

Em muitos jeeps 42 no Brasil a traseira foi removida e colocada a tampa do CJ3, que abre. Mais um item que deverá ser removida e colocada a peça que fecha a traseira.

Deverá ver o assoalho por baixo em busca de corrosão nas longarinas que suportam o assoalho.  E outros pontos de corrosão.

Ao inspecionar as laterais da carroceria, se estiver muito lisa, perfeita, indica o uso extensivo de massa plástica. Isto esconde muita ferrugem e reparos mal feitos.

Veja como estão as partes internas, pode estar lisa por fora e amassada por dentro.

O descanso dos pés que fica atrás dos bancos dianteiros eram diferentes até a introdução da carroceria Composta no final de 1943. Abaixo a esquerda o modelo do GPW e a direita do MB, que também ficou como padrão na carroceria Composta.

Nos Jeeps MB até meados de Fevereiro de 1942 não existia o porta luvas no lado do passageiro, mas a após este período existe nos GPW e MB

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